Em Maio de 2020, quando o desenho acima foi feito, estávamos ainda nos primeiros meses da pandemia. Na época, coloquei esse desenho online com a recomendação de que todos ficassem em casa, mas com a ressalva de que usassem máscara se precisassem sair. Me lembro que, descontando a (enorme) angústia de não saber o que iria acontecer a seguir com o vírus e com o mundo, a rotina de não ir a lugar nenhum e ficar sentado desenhando continuava muito parecida com o que sempre foi.
Nesta semana, está acontecendo o FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) em Belo Horizonte, o mais tradicional festival de Quadrinhos do Brasil, mas eu e o Bá não vamos nessa edição. Antes de termos um novo livro pra mostrar pras pessoas, continuamos com nossa rotina isolada: sentados, escrevendo e desenhando. Ainda assim, nosso carinho pelo festival, e pelo que ele proporciona ao mercado nacional de Quadrinhos, me deixa com um calorzinho no peito sempre que ele acontece, e eu fico aqui torcendo de longe para que os Quadrinistas que vão se divirtam, consigam mostrar e vender seus Quadrinhos e encontrem o grande público que se renova a cada nova edição do festival.
Consegui rabiscar um novo desenho no caderno novo. Queria colorir, mas acabei deixando em preto e branco mesmo. Agora, nas pausas de trabalhar no roteiro desse capítulo da história, preciso pesquisar um pouco mais sobre a personagem que o ganhador da minha commission da iniciativa “Heroes for Brazil” pediu (a iniciativa foi tão bem sucedida no primeiro final de semana que um segundo round de leilões foi feito no final de semana seguinte, que foi quando eu participei). Nunca a desenhei antes, e só li provavelmente os primeiros capítulos da sua história, muitos anos atrás. Ainda assim, estou entusiasmado, pois é uma personagem com um potencial visual muito grande. O desenho que eu ofereci era pra ser preto e branco, mas o ganhador perguntou se pode ser colorido, já que combina mais com a personagem. Se eu conseguir pensar num desenho que fique mais legal colorido do que preto e branco – não acho que essa melhora acontece sempre, automaticamente –, vou atacar com aquarelas esse desafio.
Torçam por mim.
Cuidem uns dos outros, com gentileza e curiosidade.
Pa-ZOW!
Fábio Moon
Base Lunar, São Paulo
24 de Maio de 2024