O inverno pode não estar tão severo em São Paulo esse ano, mas no meu estúdio está sempre um pouco (ou muito) mais frio do que lá fora, o que deixa essas longas noites de trabalho um pouco mais desagradáveis. De repente, toda a lenha que eu tinha separado pra lareira já foi queimada, e a chuva dos últimos dias deixou as pilhas de madeira lá fora encharcadas.
Mas pelo menos eu tenho o silêncio.
Eu escrevo em silêncio. Ouço as conversas imaginárias de personagens inventados, sigo barulhos que, como as cores, carregam emoções e me levam para cantos das histórias que não vou com facilidade quando as distrações sonoras do dia me atropelam sem avisar.
O silêncio traz surpresas. A ansiedade que cresceu por todos os lados em todo mundo durante a pandemia desconfia do silêncio e dificulta nossa tarefa criativa de descobrir o surpreendente, o novo, o diferente, o inusitado. Nosso radar interno, nosso instinto, precisa mais do que nunca de um pouco de silêncio.
Os Killjoys, entretanto, gostam de fazer barulho.
Make some noise
Não por acaso, a música no trailer da última temporada de The Umbrella Academy é do My Chemical Romance. Também não por acaso, ela se chama “The End”.
Vendo o trailer, tive vontade de assistir todos os episódios de todas as temporadas antes da estreia da quarta temporada no dia 8 de Agosto, mas não dá tempo. Não com todo o trabalho que eu ainda tenho pra fazer em Julho.
Última semana das inscrições
No final da semana que vem, faço a seleção dos alunos do curso. Tenho pensado nesse curso todo dia, em silêncio, e uma parte de mim está curiosa com o que os ministrantes vão passar para os participantes do curso, mas minha preocupação inicial é com a primeira aula, dia primeiro de Agosto, que quem vai ministrar sou eu. Essa aula é o pontapé inicial do curso. Acho começos importantes, eles são como as capas dos livros. Você precisa ficar com vontade de abrir o livro e saber o que tem dentro.
Se você quer fazer Quadrinhos e não sabe por onde começar (e tem as tardes de terças e quintas livre), não perca essa chance e se inscreva. O curso é gratuito.
Tentei montar um curso que eu gostaria de ter feito quando estava começando, e selecionei artistas com quem até hoje eu aprendo coisas sempre que os escuto dar uma palestra ou oficina (ou mesmo nas conversas no bar).
Cuidem uns dos outros, com gentileza e curiosidade.
Pa-ZOW!
Fábio Moon
Base Lunar, São Paulo
12 de Julho de 2024
Comentário totalmente aleatório, mas o papel à esquerda do desneho na primeira fot ficou muito bonito. Eu sei que você estava usando só pra, sei lá, limpar os pincéis, mas ficou bonito.