Registros rápidos
fotos e vídeos que ajudam os desenhos e os mergulhos profundos da vida.
Tirei essas fotos de referência para mais uma pose da história nova. As duas primeiras estão muito de baixo, a terceira está na altura certa, mas em todas elas tenho opções interessantes principalmente para as mãos que seguram um objeto redondo (no caso, um bonequinho de BB8 do Bá) na altura do cinto.
Acho muito provável que o desenho final fique diferente das fotos, mas elas me ajudam a entender a pose, o movimento do corpo, as dobras das roupas, os volumes em geral e como sombra e luz pode ajudar a destacar a figura do fundo.
Tirei essa foto supervisionando a reforma do telhado do meu estúdio essa semana e a postei online. Minha amiga Jill Thompson me mandou uma mensagem dizendo que a usaria como referência para um desenho futuro. Consigo enxergar uma aquarela da Jill capturando o laranja intenso das telhas e as árvores, em diferentes planos, que rodeiam o telhado e apresentam diferentes tons de verde.
Participei no dia 5 do evento online sobre newsletters O Texto e o Tempo, e rabisquei as outras participantes (Aline Valek, Helô D’Angelo e Karipola) durante nossa uma hora de conversa. Desenhar a partir de referências em movimento é um desafio à parte, um exercício de observação do que naquela imagem é essencial, o que é mais icônico.
No final de semana, vou visitar a praia, que pra mim é o melhor lugar pra visitar os livros. Pé na areia, barulho das ondas indo e vindo, Sol de inverno e dois mergulhos: um no mar e outro nas páginas de uma história.
Mergulhos profundos, eu espero.
Cuidem uns dos outros, com gentileza e curiosidade.
Pa-ZOW!
Fábio Moon
Base Lunar, São Paulo
18 de Julho de 2025