Ontem foi o dia do Quadrinho Nacional. Postei nas minhas semi abandonadas redes sociais a imagem acima que eu e o Bá fizemos para uma das palestras que demos na CCXP sobre o nosso trabalho ao longo dos anos. Os personagens retratados apareceram nas histórias que foram publicadas primeiro no Brasil, em português, na nossa série 10 Pãezinhos.
Estou tentando retomar um ritmo de trabalho um pouco mais satisfatório pra esse ano. Essas cartinhas vão acabar sendo escritas com mais tempo entre elas, e provavelmente serão mais curtas. Nada de grandes reflexões sobre o que estou lendo, vendo, vivendo e como tudo isso pode influenciar e ser traduzido para os Quadrinhos. Nada de análises minuciosas do processo de criação.
Fazer Quadrinhos é, no fundo,
fazer,
e não falar sobre o fazer.
Baixe a cabeça e produza, Fábio. Você pode falar sobre as histórias quando elas estiverem prontas.
O motivo pelo qual essa cartinha de hoje existe (eu já tinha aceitado que não valia a pena falar sobre o dia do Quadrinho Nacional um dia depois da data) é para divulgar esse bate-papo sobre Quadrinhos que eu participei em Dezembro, que fechou o curso da biblioteca do parque Villa-Lobos que eu fiz a curadoria. Fazia parte do evento de abertura de uma exposição sobre o prêmio HQ Mix, e contou comigo, com o Orlando Pedroso e a Carol Ito (dois professores do curso), com o Gual (um dos criadores do prêmio) e com mediação do Jal (outro criador do prêmio).
Cuidem uns dos outros, com gentileza e curiosidade.
Pa-ZOW!
Fábio Moon
Base Lunar, São Paulo
31 de Janeiro de 2025