Com o fim do ano, vem o Amigo Secreto. Eu nunca sei o que dar direito, mas em algumas ocasiões eu me diverti com a hora da troca dos presentes. Às vezes, penso em comparações divertidas do meu amigo com animais, cores, comidas, sentimentos ou algum outro tema que possa estar em voga naquele ano. Minha família também tem seus momentos cômicos descrevendo uns aos outros. Não me lembro se alguma vez já fizemos Inimigo Secreto, mas imagino que possa ser gostoso dar presentes de zoeira também.
Amigos de profissão
Foi ao ar no dia 10 na Globonews uma entrevista comigo, com o Bá e com o Mutarelli falando sobre fazer Quadrinhos e sobre a influência e importância da produção de Quadrinhos brasileiros dos anos 80, com foco nas revistas Chiclete com Banana, Circo e Piratas do Tietê. Gravamos durante uma visita à exposição do filme de animação Bob Cuspe - nós não gostamos de gente, baseado na obra do Angeli.
A Bete Pacheco, repórter que conduziu as conversas, disponibilizou a entrevista no seu perfil do Instagram.
A revolução dos amigos
Acho que vou dar um desenho de presente para o meu amigo secreto esse ano. Gosto de dar desenhos quando consigo parar e pensar (e fazer, né?) num desenho específico pra uma pessoa específica. Será que a pessoa que ganha o presente se sente especial ganhando um desenho, ou será que acha que eu não me esforcei pra achar um presente de verdade pra ela?
Alguns amigos vão ganhar desenhos de aniversário nesse final de ano, e eu fico pensando se estou criando um problema pra mim. mesmo, que outros amigos vão ver os desenhos e vão assumir que vão ganhar desenhos quando a vez deles chegar. Talvez alguns amigos até comecem a fazer pressão para ganharem um desenho.
Espero conseguir terminar a nova história antes que as hordas dos amigos indignados por terem sido excluídos da lista dos amigos de verdade que merecem receber desenhos de presente derrube os portões do estúdio e venham pra cima de mim.
Esta é minha última carta do ano. Antes de fugir para a praia para a virada de ano, ainda tenho páginas para terminar nesse capítulo da nova história, então ficam aqui meus desejos de um bom ano que vem para todos nós.
Cuidem uns dos outros, com gentileza e curiosidade.
Pa-ZOW!
Fábio Moon
Base Lunar, São Paulo
22 de Dezembro de 2023
Saudades suas e do Gabriel, Fabio (o 'Bruno do Rio' @brunorodrigues aqui hahaha)